sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

The secret garden

Dickon, Mary e Colin

Quando fui comprar 'Os contos de beedle, o bardo', aproveitei também para dar uma olhada nos outros livros, é claro. Foi aí que eu encontrei, no meio de um monte de outros livros e quase escondido, 'O jardim secreto'. É claro que, diante do livro no qual o meu filme preferido quando eu era criança foi baseado, eu não poderia deixar de comprá-lo, então o fiz.
Agora, depois de ter finalizado a leitura, com toda a certeza eu posso afirmar que 'O jardim secreto' é uma das histórias mais lindas que existem.
Desde pequena, Mary Lennox foi criada como se não tivesse mãe, nem pai, mesmo que eles morassem na mesma casa. A mãe nunca desejou ter filhos e o pai estava sempre ocupado demais para se lembrar que tinha uma filha. Então a única pessoa que cuidava de Mary, era a Aia, como os indianos chamam as babás. Sim, eles moravam na Índia, e durante uma epidemia de cólera, a Aia de Mary adoece e morre, e todos os outros empregados com medo, começam a fugir e a abandonar tudo, sem se preocupar com a menina. Então Mary fica sem entender o que está acontecendo, apenas trancada no quarto, e dormindo, levantando e comendo qualquer coisa que encontre, até que ao irem trancar a casa, descobrem a menina lá abandonada e a contam o que está havendo, e que seus pais morreram de cólera. É claro que para Mary isso nem fazia diferença, ela só queria saber quem faria as coisas pra ela de agora em diante, Mary até então era uma menina egoísta, mandona e irritada de quem ninguém gostava, e além disso, vivia doente.
Mary é enviada para a casa do tio, aonde fica sob os cuidados da governanta e de uma das empregadas, Marta, que acaba se importando e tomando mais conta de Mary do que deveria. E é em Misselthwaite Manor que Mary perde todo o seu jeito mimado, aprende com a natureza as coisas que realmente devem importar na vida, e aos poucos vai deixando de ser "Mary, cara feia" para se tornar uma menina simpática, bonita e saudável.
Lá ela conhece Dickon, irmão de Marta, que a ajuda a ir cuidando do jardim secreto e a fazer o primo se curar de sua doença.
Uma das partes mais bonitas é quando Mary diz pra Marta que já existem cinco pessoas no mundo com quem ela se importa, e que ela nunca pensou que algum dia fosse gostar de alguém.

Esse é um livro que não tem como não amar.

O jardim secreto
Frances Hodgson Burnett
Editora 34

xoxo,
Georgia Nicolson

8 comentários:

Anônimo disse...

Até eu fiquei com vontade de ler esse livro, agora! É uma daquela histórias simples que no fim te dão uma injeção de ânimo! Ahazzou!

Camille de Holanda disse...

queroler, dik *-*

Anônimo disse...

Por fim, você gostou tanto do "Jardim Secreto" que mereceu até um post, mas.. E "Os Contos de Beedle, o Bardo"? O livro é bom?
xoxo

Anônimo disse...

Ahazzou! Já li esse livro, e realmente, eu amei! *-* a propósito, vou ler ele denovo! saudade rs :D parabéns pelo blog, muito lindo ;p bjsbjs :*

Anônimo disse...

Sim, 'os contos de beedle, o bardo' é muito bom!

Gabriela Neves disse...

quando eu vi o nome do post, eu pensei 'uau, acho que tem um filme com esse nome e ' mas li o post e não consegui lembrar do filme ):
'Os contos de beedle, o bardo' UAU eu tenho e *-*

Anônimo disse...

eu chorava quando ese filme pasava na sessão da tarde quando era pirralha *-*

Anônimo disse...

eu chorova quando esse filme passava tbm!^^
é um dos melhores filmes infantis que já vi *-*