quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PAREM de comparar...

Twilight com Harry Potter!


ATENÇÃO - este post pode conter spoilers tanto de HP quanto da série Crepúsculo.
Se você não está interessado em saber qualquer coisa que não tenha lido, pule o post.
E ISSO NÃO É PSICOLOGIA REVERSA!


Você provavelmente já ouviu falar da série Crepúsculo (twilight) e sem a mínima sombra de dúvidas sabe o que é Harry Potter.
Até aí estamos certos. O problema, é quando TODO MUNDO resolve combinar de dizer por aí que Twilight é o "novo Harry Potter"!


Eu sou fã de HP e já li todos da série Crepúsculo, e sim, eu POSSO afirmar que não tem nada a ver uma coisa com a outra e que, cá pra nós, Twilight é legal, mas não chega perto de Harry Potter. Não é só porque eu sou fã não, mas é fácil perceber a diferença entre Stephanie Meyer e J.K Rowling. É como comparar Senhor do anéis com Titanic. ¬¬



Na foto, Kristen Stewart (Bella Swan), tirando uma SENHORA CASQUINHA de seu vampiro bonitão, Robert Pattinson.

Crepúsculo conta a história de uma menina muito da enjoadinha que se apaixona por um vampiro LindoLoiroAltoForteGostosoeSensual , que atende pelo nome de Edward Cullen e é a ideologia perfeita de criatura do sexo masculino. Como já disse, o livro é legalzinho, bom de ler, prende a gente... Mas não é o suficiente. A autora deixa um espaço muito.. vago. Preenchido só com essa coisa melosa de amor eterno (literalmente) e blábláblá, e a parte de ação, ou pelo menos a parte mais interessante que todo livro tem que ter, aparece de figurante no finalzinho de cada livro com MAIS juras de amor e eu te amo pra dar e vender.

A parte boa mesmo do livro, é o Edward, fato. (talvez aí a explicação que testosterona é repelida pelo livro, a não ser que o homem que esteja lendo, no caso seja gay ou exageradamente romântico.) Além de tudo, nunca, nunquinha, leia Crepúsculo procurando por "um livro de vampiros" (ou alguma coisa que inspire o goticismo) Se quiser algo do gênero, leia Anne Rice. os vampiros dela são gays, mas são vampiros!


Na foto, A família Weasley, coadjuvantes... essa foto só tá aqui porque era uma das poucas decentes que eu tenho salvas. :B
Da esquerda pra direita: Evanna Lynch (Luna), James Phelps (Fred ? ), Bonnie Right (Ginny) Oliver Phelps ( Jeorge ? ) e Rupert Grint (Ron)


Já J.K Rowling, só de ler a primeira página, você percebe que autora não tem NADA, nadinha a ver com Stephanie. Não estou dizendo que ela é melhor ou pior (embora eu tenha certeza que é melhor, é a MINHA opinião) Harry Potter é focado em várias coisas além com romance, (que aparece bem pouco por sinal) como a adolescencia do projeto de emo harry e os problemas que ele tem desde sempre.. além de não ser, de jeito nenhum um livro parado. Tá ok, não é daqueles que você prende o fôlego durante todas as páginas, mas é bem recheado de suspense/ação. Durante os sete livros da série, J.K, além de ganhar mais dinheiro do que eu, você, o papai noel e seu chefe juntos, foi fazendo com que o Harry crescesse e adquirisse mais responsabilidades, além de amadurecer em todos os aspectos. (Coisa que a protagonista Bella Swan, de twilight não faz nunca) tá, né.. O Harry ainda é um emo-tr00-revoltadinho-metido-a-emo.. mas experimenta você perder o pai e a mãe quando tinha um ano de idade, ser criado feito um condenado pelos tios que te odeiam, e aos 10 anos descobrir que é um bruxo e que o cara mais fodão de todos os tempos quer te pegar na tora matar e só você tem poder de destruí-lo. Claro, com ose não fosse o bastante, a alma cruel de Rowling ainda mata algum amigo de Potter a cada livro... por diversão.

mas enfim, de qualquer forma, você gostando ou não de algum desses, é impossível dizer que têm alguma semelhança ou pior, que crepúsuculo é o novo Harry Potter só pela infeliz conclusão de que a maioria dos fãs (leia-se DAS fãs) de HP gostarem também de crepúsculo...

Erm... alguém aqui já ouviu falar de modinha?


Xoxocada,
Pansy.

20 comentários:

Alice disse...

Jeorge como fas.


Mas então, eu concordo, oi.

Anônimo disse...

Rowling é sádica, mas eu amo. E esse tezto tá MUITO digno, diga-se de passagem, você conseguiu explicar perfeitamente o que várioas fãs de uma das séries (ou das duas) que elas são completamente distintas. Parabéns :DD

Anônimo disse...

*texto

Pam :) disse...

"J.K, além de ganhar mais dinheiro do que eu, você, o papai noel e seu chefe juntos"

EURIALTO.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. (y)

mairafuligno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mairafuligno disse...

eu concordo, pansy. só li um livro de HP, mas é perceptível a diferença. sem contar que a stephanie tem o hábito de detalhar TUDO, repito, TUDO, incluindo os olhos de edward que mudam de cor a cada três minutos. é uma leitura que posso dizer que é meio cansativa, e dependendo do seu estado de espírito, piegas. mas gostei de ler durante a tpm. (:

nani d. disse...

AH, HAEOAIHEAIHE eu gosto da anne rice. os vampiros delas são meio gays sim, mas pelo que eu entendi, quando se vira vampiro (nos livros da anne) sexo não é mais tão distinto, se caracteriza mais pelo ato de beber o sangue do que... cês sabem, heh. os vampiros apreciam a beleza, seja de qualquer sexo, comofas
e concordo plenamente com o texto :D eu adoro twilight, mas é MESMO meio clichê/romântico demais. e a bella e shatimha msm rs

Alice disse...

FAZ UM ANO QUE ESTOU VIRANDO A CIDADE À PROCURA DE ANNE RICE. MANDE-ME UM LIVRO PELO CORREIO, GRATA.

Isabella Lima disse...

Não gosto de HP. Mas... deixa pra lá.

A J.K. é uma esperta. Quero a grana dela também.

Gabriela Neves disse...

CONCORDO! *PULA* CONCORDO! *BATE PALMAS* SUPER CONCORDO! *GRITINHOS HISTÉRICOS* AAAAH *PULA DE NOVO*
Seeeeeeeeenhor, amém alguém que pensa como eu. Qual é, Twilight é demais? É. Eu quero um Edward pra mim? Quero. Só acho que ela é meio... vazia, sabe ? Não sei explicar, mas falta ALGO. Acho, na verdade, que falta enredo. Tá. Ele ama ela. Ela ama ele. E ele é um vampiro. É um amor impossível. E O QUE MAIS? Não tem mais OIE. Não sei, mas falta AQUELE TCHAN, sabe? Enfim, eu amo muito Twilight. Acho que apesar de tudo, é bem escrito, e tal. Só acho meio sem sal, entende? Agora Harry Potter ♥_♥ No meu ver, não falta NADA em Harry Potter. Tem romance, ação, aventura, drama, lágrimas de tristeza, ódio, lágrimas de tanto dar risada,(e os gêmeos que o digam!) tem tudo. Qual é, o Harry sofre pra caralho. O Harry amadurece com o passar dos livros! E nós também!
Não sei você, mas quando eu li o grande primeiro beijo do Harry, eu pensei: 'ooun, meu bebê tá crescendo :') ' Harry Potter é ... ah. Chega. Eu sou fã incondicional de HP, e acho que você também, então você deve saber do que eu tô falando né? :')
AMEI seu texto, tá de parabéns MESMO! ♥_♥ beijãaao s2

Gabriela Neves disse...

noffa, escrevi demais. o_o

thaverton disse...

NADA MELHOR QUE TWILIGHT!

nani d. disse...

fiona, te mando os e-books da anne rice, se quiser... oie

math disse...

concordo plenamente, Twilight eH modinha u.u'

Alice disse...

Concordo que twilight está na moda, mas HP tambéme steve e nem por isso é uma merda. Concordo também que falta O TCHAN nos livros da steph, mas ainda assim eu gosto, porque.. não sei porquê, gosto. LOL

E, ursula, quero sim!

one in seven billion disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
one in seven billion disse...

twilight pode ser meio vago e cansativo as vezes,mas depende do tipo de leitura que você gosta e do seu estado de espírito. e de como você interpreta as coisas,como os personagens mexem com você. e eu concordo que é idiota comparar Harry Potter com Twilight,porque são totalmente diferentes - da história até o estilo de escrita das autoras.

Se eu estivesse no lugar da Stephenie,com certeza teria guardado Twilight só para mim - eu escrevo também,as vezes,e dependendo da história ou do que eu sinto pelos personagens,odeio quando outras pessoas querem ler - como uma lembraça.
mas dinheiro é bom e difícil de se conseguir,então nada como um best seller que pode virar filme para ajudar.

Anônimo disse...

Não estou dizendo que ela é melhor ou pior (embora eu tenha certeza que é melhor, é a MINHA opinião)

huahua...convenhamos...sua opnião é a certa...

(excessivamente romantico [2])

Anônimo disse...

Disse tudo, concordo plenamente.
Crepusculo, New Moon, etc, etc, é legalzinho, mais HP não se compara, e como você disse, quem quiser ler livros de vampiros, leia Anne Rice, AHAZZOU !

BGSMILLLL :*