sábado, 6 de dezembro de 2008

Big girls, you are beautiful!


Bonito? Eu não acho.

Esses dias, eu fui pegar um doce na cozinha, feliz e saltitante. Enquanto eu abria o pote de doces, a diarista – contratada recentemente, já que a empregada quebrou a perna, e praticamente uma desconhecida – veio me dizer:
“Cuidado hein, ‘tá gorda! Doce enfeia!”
Eu peguei o doce e voltei para o computador, meio abismada. Nem foi pelo fato da diarista não ter intimidade suficiente pra falar sobre o peso ou pela hipocrisia (porque ela não era nenhum modelo a seguir).

O que me surpreendeu foi que alguém normalzinha, com o peso na média, ser considerada gorda, e logo, feia. As pessoas pensam que gordo é sinônimo de feio. Não é.

Sim, obesidade é ruim, é perigoso, mas a magreza excessiva também é perigosa. Além de ser uma coisa pavorosa, convenhamos. Mas a mídia enfiou tanto esse conceito de gordo = feio e magro = maravilhoso na cabeça das pessoas que até mesmo alguém normal é considerado gordo agora. E a coisa está chegando a níveis ridículos. Eu li certa vez sobre uma pesquisa com crianças negras, com duas bonecas. Uma branca e uma negra. Perguntaram para crianças negras qual era a boneca “feia e chata”, e sabe o quê? As crianças negras apontaram para a boneca negra. Eu não duvido que aconteça a mesma coisa com as crianças gordinhas. Até eu mesma já tive meus surtos “meu deus, eu sou horrorosa e tenho que emagrecer pra ser bonita!”. Casos de anorexia e bulimia crescem cada vez mais no mundo. A França chegou a votar uma lei para punir a incitação à anorexia. E não é apenas com as adolescentes, como muita gente pensa. Dados mostram que 10% das pacientes tratadas com distúrbios alimentares na Grã-Bretanha têm mais de cinqüenta anos.

Existem mulheres gordas lindas, assim como existem mulheres magras lindas. Aliás, beleza é relativa. O que não existe é aquele padrão que a TV e as revistas de moda impõem. Aquela magreza perfeita não existe. Se chegar a existir, foi à custa de sofrimento, bulimia e anorexia, etc. Não há aquelas mulheres que nós vemos nas revistas no mundo real. Só há pessoas, diferentes umas das outras. Pessoas que são bonitas ao seu modo, se não para nós, então para alguém (Nem que seja para a mãe delas!).

Além disso, a beleza exterior não é o que conta e sim a personalidade e o caráter. Eu sei, eu sei. Vocês já ouviram isso trezentos bilhões quatrocentos milhões cem mil quinhentas e dezenove vezes. Mas é verdade.

Se esbaldando no chocolate,
Ursula.

7 comentários:

Laranjetes disse...

Já vi muitas pessoas mais "cheinhas" que são bonitas. Cara, nem Marylin Monroe era magreeeeeeela como as pessoas de hoje acham que todos devem ser.

Alice disse...

Eu tenho uma amiga com forte tendência à bulimia. Ele vomita tudo o que come, QUANDO come. E às evzes tem um surtos de comer tudo que vem pela frente. E ela é magra, super magra.
Eu realmente teno ajudá-la, mas é como oferecer ajuda a um viciado.
Parece que 'putz, é assim porque ela quer', mas realmente não é. É difícil. Eu entendo a compulsão da minha amiga, mas não posso explicá-la, assim como ela não pode. É uma doença, só isso. Ela não admite, jura que não é nada de mais. Eu realmente gostaria de póder ajudá-la mais. Antes ela me contava tranquilamente que vomitava o café da manhã, o almoço e a janta. Hoje ela fica absrudamente vermelha quando me fala. Mas fico feliz que ela ainda fale, acho que seria pior ainda se escondesse de todo mundo. A mãe dela nota, mas não consegue/não quer/não entende/não sabe como ajudá-la.
Como eu disse, é difícil.
Não ignorem isso. Não é frescura e nem sempre é alienação. Repito, é doença.

Alice disse...

Marilyn Monroe usava 40. Dica.

Anônimo disse...

PALMAS! Na antigüidade, o padrão de beleza eram as mulheres cheinhas. Marilyn Monroe usava manequim 40. Jordin Sparks tem uma voz maravilhosa e é linda, mesmo sendo gordinha. E nem preciso dizer que a Beth Ditto (vocalista do The Gossip) é FODONA.
Como foi dito, beleza é relativa e disturbio alimentar não é frescura, é DOENÇA e precisa de tratamento urgente. Mais uma vez, palmas pelo texto! :D

(P.S.: Adoro essa música do Mika!)

Anônimo disse...

Não é bonito mesmo. Tipo, meninas morrem para ficar magras deste jeito por causa de uma beleza que nem existe. As modelos não são todas lindonas. Existe photoshop, lol.
Mídia fdp.(?)

Natie disse...

Realmente cara. pra mim existem pessoas feias e bonitas, como pra todo mundo.. não adianta dizer que todo mundo é lindo. Mas nem sempre é o peso/manequim dela que define isso. Tem gente que tem o corpo perfeito, mas o rosto simplesmente não combina. Outras podem ter algo que as faça mais bonitas os olhos, o nariz... as pernas... Por mais que seu corpo não seja exatamente dentro dos padrões.
É preciso cuidar da saúde e não exagerar. Obesidade é horrível e os transtornos alimentares são piores ainda. =)

Parabéns Ursula, texto maravilhoso! :B

Anônimo disse...

oi preferi ficar anônima pra dizer e

olha gente, já tive anorexia. é muito muito difícil de se lidar, te juro. depois de 8 meses consegui superar, graças ao apoio de amigos/familiares/pessoas que se importaram. apoie ao máximo quem realmente sofre, mas acho SUPER ridículo as meninas que querem ter anorexia, dels me livre.
minha amiga me perguntou como eu 'peguei'. me poupe.