sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E ser cantor agora virou 'moda'.

Não é que eu não goste das bandas atuais, sabe, mas é que se compararmos toda a trajetória de uma banda de sucesso de tempos atrás com uma banda de sucesso hoje, veremos que antes as pessoas eram bem mais criativas. As letras geralmente tinham conteúdo, não eram sempre 'Preciiiiiiso de você' ou algo indefinido como 'Pa pa pa pa pááá', do tipo como costumamos ver na maioria das bandinhas aqui do Brasil. O som era bem mais 'natural', não tinha muitos efeitos e escutar um CD (ou um disco, né) era a mesma coisa de ouvir sua banda preferida tocar ao vivo. Hoje não, você escuta uma coisa no CD e outra completamente diferente em um show, às vezes até decepciona.

'AhhHh InTãaOo PQqQ VoOoxE NÃoOo fAazZ mElHoOr?'

Não estou querendo dizer que eu faria letras muito melhores e nem que cantaria bem sem todos os efeitos. Mas, pô, se é pra cantar, CANTE de verdade! Tem bandinha por aí que se preocupa primeiro com a fama e depois com o que estão escrevendo, esquecem que são ELES que vão fazer a cabeça dos jovens! E se as bandas atuais tem tanta influência na cabeça da próxima geração, porque não sentir orgulho disso e fazer por merecer?

Raul Seixas e Cazuza são dois caras das antigas que admiro muito. A maioria das músicas deles me fazem pensar, refletir. Não que as músicas deles sejam perfeitas, mas pelo menos eles passam algum sentimento, não são músicas vazias e nem tem como escutar por escutar, tem que prestar atenção no que eles dizem. E, apesar de gostar muito de algumas bandas nacionais que fazem sucesso atualmente, como NX Zero, podem me tacar pedras e dizer que não gosto deles de verdade, mas tenho que admitir: Falta sentimento, essência, emoção e conteúdo nas letras. Ah, e a Mallu Magalhães também não escapa, não! Ela é fofa, meiguinha e acho até simpática, mas não me engana quando diz que tem sentido aquele Tchubaruba dela. E que atire a primeira pedra quem souber me explicar o que é tchubarubar (vide tradução da música).

'Se você não sabe onde eu estou, eu estarei tchubarubando'
É, agora eu sei porque ela canta em inglês.

Beijinhos, Emily Rose.

5 comentários:

Alice disse...

Eu lembro que li uma entrevista da mallu em que ela dizia que "tchubarubar é o verbo em que ela tentou colocar todo o seu conceito de felicidade. Você pode estar ouvindo música e tchubarubando, comendo sucrilhos e tchubarubando."

Sinceramente, os conceitos dela devem estar beem fracos.

Mas enfim, super concordo. As bandas atuais (não vamos generalizar, mas boa parte delas) me envergonham.
E lá vou eu ouvindo música de vovô. :D

Natie disse...

Vamos todas Thubarubar na thubaruba da vovó.
Depois me perguntam o porquê de eu ter um puto gosto de velha.

Gallahad Schneider disse...

A verdade é que o cenário musical popular nunca foi grande coisa, sempre existiu uma geração ie ie ê tosca e tal, falta de conteúdo nas letras, excesso de pose são marcas da moda passageira. Pode ver gerações e gerações eles fazem mais caras e bocas do que fazem música de verdade. Cultura de massa msm, ainda bem senão o que a gente ia escutar? aauhauhah vou ver se leio os outros post, muito bom viu
Mas gostei o ponto de colocar sobre a responsabilidade do musico sobre aqueles que ele influencia. Realmente foi uma boa observação
;* * *

debsy disse...

"Tchubarubar" não é algo muito diferente de "piriguete".

Precisa dizer algo mais?

Anônimo disse...

Olha, concordo plenamente qdo vc fala em NXZero e cia, que são uma banda de carinhas com pose de boazinhos e roupinhas de maus, que só fazem sucesso pel (duvidoso) rostinho bonito, já que as letras e as musicas são terriveis. mas Mallu magalhes não!Élá é oq eu há de mais promissor na musica brasileria, tem estilo muiiito próprio (e olha que ela só tem 16 anos!!!), um "que" de pop star. E vamos combinar, o dicionário ainda tem muito a crescer e muitas palavras a serem inventadas. E já tivemos grandes e consagrados artistas brasileiros, na musica e na literatura que se destacaram pela invenção de palavras, que para eles pode se identificar perfeitamente com uma emoção.
Gente!!! vamos dar uma chance pra menina!!!! Ela é uma graça, tem a voz mais meiga do mundo e ainda toca gaitinha deboca!!! Ela merece!!!!