domingo, 15 de fevereiro de 2009

Generalização teen

ELES É QUE MANDAM!

UM RETRATO DOS ADOLESCENTES DE HOJE: ELES SÃO OS REIS DA ERA DIGITAL, DECIDEM O QUE A FAMÍLIA VAI COMPRAR, CUSTAM CARÍSSIMO, MAS ESTÃO MAIS DESORIENTADOS DO QUE NUNCA.

Isso está escrito na capa de uma revista Veja. A jornalista fez uma matéria sobre o comportamento dos adolescentes de agora. E achei muito ridículo e até exagero em partes.

Reis da era digital? Decidem o que a família vai comprar? Falando da classe média para cima, está certo que hoje em dia, eu duvido muito que algum adolescente não tenha um celular, computador, etc., e que realmente, sabemos mexer com mais habilidade que a maioria dos adultos. Mas decidir pela família? Nunca. Nenhum filho chega para o pai e diz "Pai, você é muito cafona! Troca esse tijolo de celular! Tá me deixando envergonhada na frente dos meus amiguinhos!!!!" e o pai vai diretamente na loja e troca por um aparelho que tem milhares de funções, e ele acaba utilizando apenas para fazer ligações e - muito talvez - para mandar mensagens.

De acordo com a Veja...

MESADAS:
- Aos treze anos: 100~300 reais
- Aos 14 anos: 150~400 reais
- Aos 15 anos: 200~500 reais
- Aos 16 anos: 250~600 reais
- Aos 17 anos: 300~700 reais

Indignação. Garotinhos que acabam de sair da puberdade precisam de 300 reais? O que eles fariam com eles? Comprar figurinhas do Naruto? Cartas de Yu-Gi-Oh? Só se for.

Então eu cheguei nos 700 reais. 700 REAIS?! Isso é mais que um salário mínimo e tem adolescente, - que já está na idade de parar de depender dos pais e deveria ganhar seu próprio dinheiro - que ganha isso, que é tudo o que algumas famílias têm para sustentar os filhos? Isso é o cúmulo! Todo esse dinheiro poderia ser usado para comprar alimentos e coisas para quem realmente precisa, e NÃO pra jogar nas mãos de filhos de papai que vão gastar em roupas importadas - totalmente inúteis - e eletrônicos, que já têm em excesso!


Quando o relacionamento é sério, o( a) parceiro (a ) é chamado (a ) de: - namorado ( a) - namorido (apenas caso dos meninos) - namorante - caso sério - vip - radiopatrulha (no caso dos ciumentos)

Esses apelidos "carinhosos" se encontram em profiles de miguxas e miguxos, do tipo que se deixam levar pela inclusão digital. Mas são todos? Não, não são todos. Nem todo mundo chama o namorado de namorante. WTF?! Desde quando existe isso? Desde que uma jornalista aleatória resolveu generalizar - e difamar, convenhamos - os adolescentes com coisas estúpidas como "geração look at me" (não, nós não inventamos essa geração look at me).

Pink__**Star**_ diz:
miguxa, vo saih com O meu ViP
Pink__**Star**_ diz:
bjOOOO* amuh vc!
Bibi pUrPlE *** diz:
VAI LA, MIGA! CONTA TUDO DEPOIS HEIN (LLL'


O UNIFORME DOS JOVENS: Meninas: top italiano (2140 reais), relógio suíço (990 reais), jeans americano (1075 reais), bolsa francesa (4980 reais), sandálias de salto (314 reais)

NÃO! PÁRA TUDO! ELES ACHAM QUE A GENTE GASTA ISSO? Estou cho-ca-da.
Pra que comprar um top de 2000 reais se a criatura vai usar no máximo duas vezes? Senão o povinho baixo comenta que ela repete roupa, sabe como é... Se tiver 1000 reais sobrando, os pais vão mesmo dar na mão da filha patricinha ou do filho gatão pra comprar gel de cabelo e maquiagem importada? Claro que vão, pagar conta de luz pra que, né?

- SUA RIDÍCULA! O MEU TOP ROXO DA COLCCI FOI MAIS CARO! NÃO VEM DAR UMA DE TASSI NÃO!!!!!
- PELO MENOS A MINHA SKINNY NÃO É DA C&A, CÊ ACHA QUE EU PAGO SÓ 60 REAIS? PFF.

"Se os pais deixarem, eles saem de domingo a domingo. Nessas saídas, que podem se arrastar até o dia seguinte, pode haver muita bebida e droga,especialmente as sintéticas"

Fato. Isso é verdade. Tem muitos adolescentes que saem muito para festas, e todos sabemos que não há festas sem drogas e bebidas alcóolicas. Pode ser até balada sub-17, mas sempre vai ter um que vai entrar com drogas, com fiscalização ou não. E depende do próprio bom senso do adolescente não se envolver com esse tipo de coisa. Festas são feitas para se divertir, se hoje não sabem fazer isso sem prejudicar alguém, é de sua escolha fazer isso de um modo saudável. Sem contar que a vida não é só festa, é necessário estudar se quer ser alguém na vida. Nada cai do céu.
Mas mesmo assim, não precisava generalizar. Com as generalizações, aqueles adolescentes que tem bom-senso perdem a vontade de fazer provar para os adultos - que formulam essas explicações universais sobre todos nós - o nosso valor. Afinal, todos somos semi-drogados, sem ideais, ratos de computador e cheios da grana. Claro.

"O frenesi da era digital ajuda a empurrar esses adolescentes a trocar de amores, amizades, cursos e aspirações como quem troca de tênis. "É uma sucessão de reinícios, com finais rápidos e indolores"

- Ai, amiga, eu to ficando com o Júlio, mas ele não tem cabelo bronze que nem o Edward Cullen, o que eu faço?
- Menina, larga ele!! Tá louca? É perda de tempo! Tenho certeza de que você acha um ruivo.
Três dias depois.
- AMIGA AMIGA, AI MEU DEUS, EU TO COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO EDUARDO! ELE É IGUALZINHO AO EDWARD!!!!!!!!!!!!! TO NAS NUVENS, FLUTUANDO, AO INFINITO E ALÉM!

"(...) Raramente tentam aprofundar-se em algum tema. Mudam de opinião com rapidez e freqüência proporcional ao liga-desliga do computador."

Obviamente, colega, porque ninguém mais tem opinião própria. Nós só adquirimos as opiniões alheias. Agora, toda a minha convicção do fato de eu ter minha própria opinião sobre certos assuntos se dissipou, assim que eu li essa frase. Afinal, a Veja, grande revista, uma das mais vendidas do país – OH – está dizendo que eu mudo de opinião tão fácil assim! Eu não devo ter pensamento próprio então. Veja disse, tá decidido.
"Hoje eu amo a cor roxo. Se sair da moda, eu não vou surtar. Eu simplesmente vou passar a amar loucamente a cor que estiver em alta."

"A gente só convive com gente do mesmo meio e da mesma classe social. É todo mundo muito igual e acaba sendo tudo muito superficial", diz M., de 16 anos. Bailarina do Teatro Municipal de São Paulo, nas aulas e nos ensaios de dança ela tem oportunidade de conhecer pessoas de outras classes sociais. "Essa convivência me enriquece"

E isso é prova de que não devemos generalizar os adolescentes. Por favor, os jovens estão fazendo muita coisa errada, não vou negar. Mas há uma grande parte deles que pensam o certo e agem do mesmo modo. Nem todos saem para bailes funks todas as noites para procurar o seu negão. Nem todas tem pais que não dizem "não" - na verdade, acho que muito mais da maioria tem pais que sabem negar. Nem todos esquecem que tem um corpo a zelar e injetam qualquer porcaria que lhe oferecem.

Os adultos estão tão ligados na adolescência deles - que foi no mínimo decente e sem deslizes, porque os pais costumavam ser mais autoritários (sem comentar que eles esquecem que foram pessoas criadas na mesma época que hoje em dia estão fazendo essa bagunça no mundo que nós teremos que consertar depois) -, que esquecem que os próprios filhos podem ser diferentes do que a atualidade – ou uma jornalista que obviamente nos subestima - diz.


Levante a mão se você não é rebelde.



Com ares revolucionários,
Pompom e Ursula.

16 comentários:

Alice disse...

*fica de pé, bate palmas, assobia*

q

Adorei, e concordo com tudo.

Veja já foi uma boa revista. mas eu não tenho certeza s era nascida nessa época.

Anônimo disse...

TAMBÉM CONCORDO COM TUDO. ridícula a matéria da Veja,não sei quem essa '''jornalistazinha''' pensa que é ¬¬' coloca a gente pra escrever as matérias da Veja que da MUITO mais certo ;D

AMEI MENINES,AHHAZARAM! ;D (L)

Anônimo disse...

bem, concordo com tudo dito na postagem. A jornalista, obviamente, generalizou demais D: ok, a gente sabe que a grande maioria é assim... Mas temos nós. Haha, sem querer parecer coitado nem nada, mas eles só fixaram isso numa parcela das pessoas da nossa faixa etária. Enfim, muito bem estruturado o comentário de vocês. Parabéns \o

Anônimo disse...

como de costume, LEVANTARAM O PAU DESSA MERDA.

e rebeldia agora é ser certinho, dik.

Anônimo disse...

como de costume, LEVANTARAM O PAU DESSA MERDA. [2]

Eu odeio ser estereótipada por causa da maioria da população adolescente que só sabe ser ridícula e burra. Ainda bem que meus pais reconhecem que eu sou diferente e superior a esse tipo de atos.

ADOREI, MENINAS!

Alice disse...

eu nem ganho mesada, véi.

Camille de Holanda disse...

eu nem ganho mesada, véi. [2] o dinheiro que eu uso para comprar as minhas coisas é o troco do lanche. QUASE DEZ CENTAVOS POR DIA. E quando sobra. -oi

revolucionar é o que há, hm.

Anônimo disse...

eu nem ganho mesada, véi.[3] concordo com TUDO menines, amei!

nah belgini disse...

n sei o propósito da veja com essas matérias, juro.

Daniela disse...

Hahaha, depois que eu vi a Veja descaradamente falando mal dos Sem Terra, passei a amar.
Meio óbvio dizer que foi uma generalização grosseira, né? Quem me dera eu ganhasse setecentos conto de mesada com 17 anos, hoje ganho quase o dobro disso, mas é pra me sustentar fora de casa (facul e talz).
Essas são as crianças birrentas, que se jogam no chão quando querem alguma coisa, que eu sempre vi e fiquei indignada. Ainda bem que existe gente ajuizada como a gente (cof, cof), de modo que o futuro do Brasil não tá assim tão perdido. :P

Anônimo disse...

po,eu tenho uma skinny da renner e nao tenho mesada xD SJIOAJSAOIJSAIO adorei.todos os posts sao MARA,voces tem opinião propria,admiro isso.

Natie disse...

Aplaude de pé! CARA, eu AMEI MUITO AMADO esse post! De verdade, e concordo com tudo isso.
Existe esse pessoalzinho que eles falaram? existe. Mas existe também os adolescentes que as vezes saa mais adultos que essa jornalistazinha.
Humpf, quando eu me formar, nós ainda veremos jornalismo de verdade no mundo! ( mentira, nem sei se quero ser pobre assim.. mas enfim)

parabéns pelo post menines!

thaverton disse...

*palmas* ahazzaram.

Anônimo disse...

eu nem ganho mesada, véi.[4]
Odeio esses jornalistas imbecis que generalizam tudo. Em certa parte da reportagem, diz que 'os adolescentes de hoje acham os pais ridículos'. Tipo, QUE PORRA É ESSA? Minha mãe veio me perguntar se eu a achava ridícula =_=
O livro da juventude deles era O apanhador no campo de Centeio, e hoje o livro do 'momento' é Crepúsculo, argh.
E, entre Holden e Edward, eu prefiro o Holden.
Não ganho mesada, mas acho que, mesmo as pessoas que ganham, deveriam procurar ganhar dinheiro de forma JUSTA e MERECEDORA, não porque o papaizinho querido quer que seus filhinhos façam bonito na frente dos amigos dele. (?)Se tivesse idade o suficiente, arrumaria um trabalho durante as férias.
ODEIO esses jornalistas que ACHAM que sabem tudo sobre determinado assunto, vão lá, escrevem, e só fazem merda. Exemplo perfeito: fantástico com os namoradinhos otakus que fugiram. Culparam os animes, porra.

Escrevi um testamento aqui, LOL.
Bem, AHAZZARAM u.u :*

Anônimo disse...

AHAZZOU COMPLETAMENTE, estou sem palavras. *fica de pé, bate palmas, assobia* [2]

Anônimo disse...

eu nem ganho mesada véi [+1
nosa ashoq e so vou ganhar 700 reais com 17 anso se eu trabalhar, e olhe lá OO'