sábado, 13 de junho de 2009

1,2,3, 27.737...

Como bem disseram as nossas laranjetes anteriormente,anda difícil atualizar a nossa Laranjeira. Mas cá estou para falar do assunto mais antigo-recente-clichê -que todo mundo já cansou de escutar e estão preocupados: com vocês, a gripe suína.Todos já cansaram de escutar e falar, no início todos estavam realmente preocupados com a chegada no Brasil e em geral se viraria epidemia, endemia, pandemia e etc. Mas agora, parece até que virou assunto passado, as noticias frenéticas sobre a doença diminuíram e já faz algum tempo que não tenho noticias sobre a mesma. Será que a humanidade escapou mais uma vez de mortes em massa ou de um vírus letal? Ainda não. Nesta quinta-feira a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a gripe suína como a primeira pandemia global do século 21 e oficialmente a primeira pandemia declarada desde 1968, enquanto uma das maiores pandemias já registradas foi a da gripe espanhola (que teve inicio em 1918,afetou 40% da população mundial e matou 500 milhões de pessoas). Mas para o alívio geral, conforme a OMS, a atual pandemia parece ser menos agressiva, causando gripe leve na maioria dos casos. Para os que ainda sabem pouco sobre a doença (assim como eu que só fui entender direito o que era quando fiz esse post), a gripe suína é uma doença respiratória causada por uma variação do vírus influenza tipo A, conhecido como H1N1. A origem do nome engraçadinho? O vírus de gripe têm a habilidade de trocarem seus componentes genéticos entre eles, quando entram em contato próximo no mesmo hospedeiro, neste caso, porcos podem ter fornecido o local ideal para criar a nova variedade do vírus. Mas apesar da variedade do vírus poder ter se originado em porcos, agora a doença é totalmente humana e pode se propagar de pessoa para pessoa através de tosse e espirros. Mas vamos com calma, enquanto a gripe suína vem sendo comparada com a gripe espanhola a situação atual é diferente da de 1918. A pandemia de gripe espanhola ocorreu em uma época em que os antibióticos não estavam disponíveis e quando os países passaram por graves dificuldades depois da Primeira Guerra Mundial. E para acalmar mais ainda (ou não) o desespero de quem continua lendo, uma nova vacina contra o vírus H1N1 poderá estar a caminho, pelo menos assim acreditam investigadores sul-coreanos e a OMS afirma que a suposta vacina poderá ser fornecida a partir de Setembro.

Dizem que ele foi o primeiro transmissor e (cala a boca Pepper -q)


Pepper Waldorf

2 comentários:

Kieran disse...

Complementando: a gripe espanhola do início do séclo passado também foi causada por uma variação do Influenza tipo A, H1N1.

E sim, concordo que hoje em dia, a medicina tem desenvolvimento suficiente para superar esse novo tipo de gripe! ^^

BakaBr disse...

aew, eu: BakaBr do pudim de ameixa achei uns pleonasmos no post. sei lá quem escreveu, mas vale apena revisar aew, ok????

http://pudimdeameixa.blogsome.com