terça-feira, 5 de maio de 2009

Viver Antes Que Termine o Dia


Sabe aqueles dias em que você acorda tentando descobrir o sentido de tudo? É, talvez você não saiba. Mas eles são bem constantes para mim.
Outro dia estava eu tentando desvendar o sentido da morte. Ou da vida. Entenda como quiser. Entre muitos e muitos devaneios, decidi que seria melhor parar por ali. Há tanto para ser descoberto e ainda assim não teremos resposta alguma. Deveria eu me importar, afinal?
Acontece que é inevitável. Hoje eu acabo por deixar para lá e me sinto exausta de tanto procurar respostas que me fogem por mais que eu esteja perto de encontrá-las. Mas então amanhã tudo volta, até o momento em que eu vou estar suficientemente exausta, e vou desistir mais uma vez.
Mas deixando a introdução sem utilidade – não que o resto vá ter alguma - de lado, eu assisti a um filme há um bom tempo atrás chamado Antes Que o Dia Termine. Trata-se de um rapaz que não dá muita atenção à sua namorada. E uma noite sonha com a sua morte, percebendo assim diversas coisas que antes não havia feito – como a falta que ela faria, caso isso acontecesse, e o quanto a amava.
Eu o assisti de novo, mais recentemente. E me dei conta de algo que eu já sabia, de alguma maneira. Todos sabemos, e sabemos mesmo, mas não damos verdadeiro valor a isso.
Não importa: nós vamos morrer um dia. E a maior burrice que cometemos é acreditar que é sempre cedo demais para fazer as coisas darem certo. Quando não é. Não é cedo muito menos tarde, é a hora exata.
Se você quer dizer a alguém que o ama, faça-o hoje, faça-o agora. Se você foi estúpido com alguém, por que deixar para se desculpar depois – ou não se desculpar? Se você nunca disse àquela pessoa o quanto admira o sorriso espontâneo dela, diga-a imediatamente. Se você aprecia o jeito como alguém lida com os problemas ou trata dos sentimentos, mostre para esse alguém. Nunca é tarde, é sempre a hora certa. Não há nada pior que a dor de não ter feito aquilo que já não pode mais fazer.
Podemos parecer inutilmente jovens, mas não somos. Nunca sabemos o quanto estamos perto da morte e quanto tempo nos resta com alguém. Então por que dar de ombros e deixar que a outra pessoa descubra o quanto é importante se você pode ir lá e mostrar para ela? Por que fingir que temos todo o tempo de mundo se ele sempre nos abandona?
A morte está pelas esquinas, caminha calmamente, apenas esperando o momento – momento esse que não sabemos quando será. Devemos nos arriscar e continuar inventando bobagens para adiar o que devemos fazer?
O tempo não está em nossas mãos, mas o poder de fazê-lo valer a pena é inteiramente nosso. Se queremos que a vida seja especial, temos de fazê-la especial. Não basta acreditar que as coisas vão dar certo e continuar se lamentando por estarem todas erradas. Você precisa valorizar o que tem, ainda que considere pouco. E não acredito que haja uma única pessoa que tenha tão pouco. O amor é o maior e mais valioso de todos os bens. É o bem maior. E é algo que todos temos, ainda que à coisa mais banal.
Será que vale a pena ignorar a chance que temos de abraçar, beijar, gritar que amamos e somos humanos? Será que devemos deixar o fato de que somos humanos ser desculpa para todos os nossos erros e burrices ao invés de tentar ser racional e agir como deveríamos?
Eu não acho que a resposta seja sim. Devemos levantar o traseiro da poltrona, sorrir para o destino e aceitar o que vier, seja o que for. E, sempre que estiver em nossas mãos, fazer dar certo. Somos capazes de nos adaptar a situações inimagináveis, por que não seríamos capazes de mudar o nosso destino?
E mais uma vez eu deixo as perguntas sobre as quais ninguém vai pensar a respeito. Mas a vida é tão engraçada, não acha? Eu mesma estou dando gargalhadas dela agora, e nem ao menos sei o por quê...
Anna Molly.

12 comentários:

Gabriela Neves disse...

Puta que pariu eim, chorei com o seu texto.
É, a vida passa muito rápido.
E eu ainda não tive coragem de dizer 'eu te amo' pra aquele alguém ):
Beijos, ótimo texto.

Camille de Holanda disse...

Então o que está esperando? :D

Pepper Waldorf disse...

e eu ainda me surpreendo cada dia mais quando venho aqui e seus textos servem exatamente para me ajudar no que estou passando.Essa semana mesmo,foi uma das piores semanas da minha vida,digo,passei por situações,diga-se de passagem desastrozas e mesmo assim,vim aqui e me deparei com o seu texto,e depois que li percebi o quanto ainda tenho forças pra lutar e encarar tudo que estou passando.Eu só tenho a te agradecer Anna (L)

Amelia Juice disse...

Idem, Gabriela.

Camille de Holanda disse...

Fico verdadeiramente feliz em ajudar. Mesmo.

Thiago Giachetto disse...

PQP!!! que texto foda...

Eu acho os textos daqui muito bom, mas esse daki foi muiiiiiiiiito foda.
Parabens para vocês pelo blog!

Liih disse...

:,,,)
que texto lindo!fiquei emocionada...me fez ver várias coisas!

Igor disse...

Texto Maravilhoso!!!

' naay fletcher disse...

Texto muito lindo! Meu Deus, me emocionei muito. Me fez olhar as coisas que fiz e faço de um modo diferente.
Parabéns pelo texto. Beijos.

Natie disse...

ahazou! amei o texto, de verdade... mas, bem, no filme, ele não "sonha" exatamente.. ele VIVE a morte dela e tem a chance de mudar depois.
Mas amei esse texto demaizão amor, bjo

Camille de Holanda disse...

Eu sei, Natie. Foi uma forma de simplificar. (:

Rodolfo .E disse...

*-* esse texto foi uma terapia para mim
adorei me ajudou muito =D