quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sobre presas, jugulares e purpurina: New Moon.

Depois de quase um mês nos cinemas, Lua Nova (New Moon) ainda arrasta multidões de adolescentes para suas poltroninhas reclináveis nos cinemas de todo o mundo, e a unica coisa que me pergunto é o porquê de tanto sucesso.

Ok, sério agora: Ninguém mais sentiu um climinha homosexual aí?

A adaptação cinematográfica do segundo livro da série "Luz e Escuridão" (popularmente conhecida como "Twilight Saga" por fãs tão fãs que nunca souberam o nome da série) da autoria Stephanie Meyer, chegou aos cinemas brasileiros no dia 19/11, com um estardalhaço maior do que seus verdadeiros méritos.
New Moon conta com atuações patéticas como a do casal protagonista Kristen Stewart, que conseguiu regredir sua atuação em relação ao primeiro filme e chega a inspirar ódio de tão apática, e Robert Pattinson, que não é nada mais do que uma (fraca, diga-se de passagem) apelação física com direito a pó de arroz e batom vermelho, sem esquecer da purpurina solar. As cenas dramáticas do filme não passavam de meras experiências cômicas e, para os mais sensíveis, um tanto constrangedoras se notássemos o esforço do casal para passar o que constava no script.
Algo me diz que eles não obtiveram sucesso.
Por outro lado, para evitar o total desconsolo, Taylor Lautner se saiu melhor do que a encomenda no papel do lobisomem Jacob Black, mostrando se tratar muito mais do que um bando de músculos e alguns dentes afiados e sendo o responsável pela unica gota de exploração emocional do filme, já que quem prometia ser uma das melhores revelações, Dokota Fanning, foi limitada a um belo par de palavras monossilábicas.
É, o Sharkboy tem algum talento.



Outro desastre notável foram as jogadas de câmera lenta, que conseguiram superar a técnica de closes utilizada no primeiro filme no quesito "Me olha que eu sou gostoso". Sinceramente, Edward Cullen já é demasiadamente afeminado SEM câmera lenta e caminhar sensual, Weitz. Imagine agora isso combinado com um flashback romântico num campo de violetas sob o sol, brilhando celestialmente enquanto o núcleo feminino do outro lado da tela suspira sem parar por um piso de banheiro.

Chris Weitz says: zuei. rs,

Por fim: Cariocas, revoltem-se!
DESDE QUANDO AQUELA VELA DE BRAÇOS ABERTOS É O CRISTO REDENTOR?
Pelamor de G-zuz misericordioso (no sentido mais literal possível) alguém avisa que ao contrário dos vampiros da Meyer, o Cristo NÃO brilha no sol, muito menos no escuro.

Em suma, Lua Nova é um filme para quem quer um cinema descompromissado, não tem o mínimo amor ao dinheiro que carrega no bolso, não sofre de hiperglicemia e tem o estômago muito, muito bom!

Com uma bela nota 5.0, e o desejo incansável de reviver esse pobre blog abandonado,
Pansy.

12 comentários:

maíra f disse...

concordo perfeitamente com a parte em que kristen regrediu na sua interpretação. e realmente as cenas de drama - como a que eles estão na flroesta - são muito chatas, de verdade. não sei se é porque eu era uma fã frenética em crepúsculo e uma leitora aleatória em lua nova, mas eu esperava mais. se bem que eu não achei nada mal ver o rob sem blusa em câmera lenta rss

Jac disse...

Taylor Lautner salva, mesmo.

Unknown disse...

eu gostei do filme.

Larissa Cordeiro disse...

Você não leu o livro ne ?
Realmente fica complicado ..
Esse a 'afeminado' que vc nota, qualquer leitor com um minimo de percepção saberia que é um ar clássico, já que o personagem tem mais de cem anos de idade...
Sobre a atuação não vou comentar já que não cineasta, e não entendo absolutamente nada disso.
bem o que mais vc quiser esclarecer vai ter que ser lido no livro usando sua capacidade de observação, que eu imagino que seja muita para o tamanho das criticas.

Laranjetes disse...

Larissa, eu li os quatro livros da série e os 12 capítulos de Midnight Sun, observei-os e não gostei. Acho que tenho esse direito, não?
Respeito a sua posição de fã, e desejo realmente que você também respeite a minha. (Pansy)

P.S: Falo apenas por mim. Vale deixar claro que há aqui mesmo no blog algumas meninas que são fãs da série tanto quanto você.

Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice disse...

Achei esse filme uma bosta. Sério. Eu já esperava algo ruim, mais isso superou qualquer expectativa.

Camille de Holanda disse...

Peter Facinelli salva, dica.

Cindy disse...

Pelo menos deu pra rir muuuito! Podiam fazer miniaturas do Cristo e vender nos EUA. 8D

Pepa disse...

Adorei a crítica, foi tudo o que eu pensei ao assistir aquele pseudo filme. Li Crepúsculo e tanta água com açúcar me irritou e quando comecei a ler Rola... quer dizer, Lua Nova, não aguentei tanto melodrama. A Kirsten é uma ótima atriz, porém ela realmente regrediu atuando com o Robert, que também foi ótimo em Harry Potter. Juntos, eles parecem um casal de retardados que não tem afinidade nenhuma. O que salva mesmo é o pai da Bella; a falta de jeito dele deve ser genuína por atuar em um filme tão mal feito.

giih disse...

Bom, como fã, tenho que discordar do seu post! :~ Eu gostei do filme e gostei muito da atuação de todos.
Ashley Greene (Alice) apareceu muito no filme, e isso me alegrou. E quanto ao Rob e a Kristen, eu gostei. Como eles mesmos dizem em milhares de entrevistas, eles têm química, ou seja, não há esforço da parte deles. Taylor se esforçou muito para o filme e com certeza foi recompensado, já que muitos comentaram como ele evoluiu.
Ah, e os Volturi! Michael Sheen (Aro) estava perfeito. Dakota (Jane) fez um bom trabalho e aguardo ansiosa pelas batalhas.
Chris Weitz foi um ótimo diretor. Desde o início do filme até o ultimo momento ele me surpreendeu muito.

Mari disse...

Quando terminei de ver Lua Nova, comecei a sentir saudades de crepúsculo, e olha que nem foi um filme bommm. Robert tenta passar no filme como é difíl para Edward ficar perto de Bella, mas a única coisa que ele consegue passar é dor de estômago ou uns grunhidos nada sex quando se beijam. Admito que Kirsten até que está fazendo um trabalho razoável, até pq Bella parece um vegetal durante boa parte da história. E concordo e muito que Taylor foi uma das poucas coisas que você elogia sem esforço no filme, além dos atores que fazem a família do Edward.
A sessão de cinema só foi divertida pq estava entre amigos.
Critico pq li os livros e ,mesmo as vezes achando os livros não tão bons assim, conseguiram nas duas adaptações para as telas não adaptarem quase nada do livro.
*opinião*