segunda-feira, 16 de março de 2009

Discografias

Ontem recebi a notícia mais bombástica do ano ao abrir meu perfil do orkut: Depois de muita perseguição, a comunidade DISCOGRAFIAS, que disponibilizava links de downloads de música encerrou suas atividades. 70% do meu mp3 tem coisas que baixei graças a essa comunidade. São, em geral, artistas de quem eu não encontro cds no Brasil, e também músicas "avulsas". Eu nunca compraria um cd inteiro por causa de UMA música, ainda mais, quando esse cd custaria aproximadamente 25 reais.
O fechamento da Discografias não foi só uma perda de divulgação para os artistas, perda de conteúdo para quem fazia downloads que vinham dali. Foi também, na minha modesta opinião, uma maneira de se censurar o conteúdo que ouvimos ou deixamos de ouvir. Brasileiros, em geral, não tem condições de gastar 25, 30 reais em um cd, porque tem que pagar impostos caríssimos que são usados para basicamente NADA. Não é só uma ação contra a pirataria. É uma ação contra nosso direito de escutarmos o que quisermos. Uma ação para limitar pessoas sérias, que fazem um trabalho com carinho, de atingir a todos os seus fãs(sejam esses pobres ou não).
Não somos obrigados a escutar sertanejo, banda Calypso, pagode...Porque, só isso(e olhe lá) é mais barato aqui. Eu moro num país democrático, tenho direito de escutar o que eu quero, e não tenho condição de gastar rios de dinheiro com cada música que eu gostar.
Reconheço que existe gente com intenções duvidosas, gente que usa download para a pirataria(vender cds as custas de Copyrights), mas eles acham mesmo que esse tipo de gente baixa música de uma comunidade do orkut? Quem faz o mal, encontra sempre caminhos para isso.

Música é cultura.
Indignadamente,
Amelia Juice

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que você disse e acho também que se eles querem realmente combater a pirataria deveriam estar tratando disso nas ruas, com todos os vendedores ambulantes que encontramos por ai e não na internet. Além do mais muitas bandas dessa forma vão perder seu principal meio de divulgação.

Anônimo disse...

Oia a pa... qé dize améeia.. óia eçe texto é filé hein ..master.. fikei com inveja vo fae makumba pa vc .. ahuahuahuahuah zuera

Anônimo disse...

70% do meu mp3 tem coisas que baixei graças a essa comunidade. [2] Achei MUITA sacanagem fazerem isso, a Discografia salvava a vida de muita gente, e eu tenho certeza que as pessoas não deixavam de comprar CD por causa dela, alguns artistas até apoiam que os fãs baixem suas músicas.


ê país lindo, rs.

Julia Wartha disse...

Olá! :)

Primeiramente, parabéns pelo blog! Adorei e já está lá nos meus favoritos..

Sobre o post, muito bom.
Eu acho que essa história que vem correndo por aí da proibição de downloads músicas e afins é uma ridicularização total dos direitos que ainda temos. Sejamos francos, ninguém hoje em dia compra CD! É caro, e embora muitos concordem que em -alguns casos- não seja tão justo baixar pela internet de graça, ninguém merece ter que pagar tanto apenas para apreciar uma boa música. Além do mais, como foi citado acima, bandas novas dependem de 'compartilhar' suas músicas dessa forma, pois só assim podem crescer.
Logo livros também serão disponibilizados na internet (se já não são) e embora nada supere o cheiro do papel, as pessoas com certeza optarão por baixa-los, pelo seu preço. Quem não baixa e não quer/pode pagar, fica sem. E depois não sabem porque tem tanta gente sem um pingo de cultura..

Desculpe-me pelo comentário gigante, mas eu fico indignada!


Parabéns pelo blog! :)

Natie disse...

PQP, indignada! [3]

Alice disse...

Eu só compro Cds das minhas bandas favoritas (leia-se panic), porque é muito mais mágico quando um pedaço dela é tocável. Ouvir a música é uma coisa, pegar no cd que a banda ficou tanto tempo trabalhando, gravando, escrevendo, divulgando, é valorizar o que ela fez. Isso eu concordo.
Agora, não é por isso que eu vou comprar todos os cds de todas as bandas/cantores que eu ouço.

Eu já baixei muita coisa daquela comunidade, ela já me salvou várias vezes quando nenhum outro programa tinha determinada música. Agora, em caps lock: EU VOU DEIXAR DE BAIXAR MÚSICA PELO DELETAMENTO DA COMUNIDADE? Adivinha. Óbvio que não! *abraça o emule*.

Eu achei que já tinham entendido que é impossível frear a tecnologia. Aliem-se a ela, oras.

Camille de Holanda disse...

fiona [2]

Anônimo disse...

Fiona, eu por exemplo, só compro cd da Kelly Clarkson, pq eu sei que ela se esforça³ pra lançar os cds dela. Comprei, paguei 25 reais no bendito cd e até hoje não chegou porque...A GRAVADORA NÃO ENVIOU PARA AS LOJAS DIREITO ¬¬

Anônimo disse...

Música é cultura. [2] Adorei :D