quarta-feira, 18 de março de 2009

Difícil é viver com a cabeça aberta

Essa manhã, alguns colegas de sala inventaram de fazer um tipo de concurso de beleza. Colocaram em um canto da folha o nome de todas as meninas da sala. Todos os meninos escreviam seu nome e davam nota a cada uma das meninas. Quando peguei a folha para olhar, não me surpreendi ao ver vários 4,5 e 6 diante do meu nome. O que realmente me chamou atenção foi ver as meninas que tinham mais 10 eram as que são mais queridas e tem mais amigos dentro da sala.
Fiquei realmente chateada com tudo aquilo. Perguntaram-me se eu estava assim por não ter notas boas. Não, não era isso. Sei que sou muito mais do que minha aparência ou do que os outros pensam dela. O problema foi perceber que vivo em mundo onde a beleza é colocada no topo. E que, para piorar, é sempre aquela beleza superficial: a menina loirinha, a moça sem espinhas e com olhos azuis ou a magrela com uma bunda enorme. Uma amiga extremamente bonita, com olhos escuros e expressivos e cabelos longos e enrolados, só teve notas abaixo de 5 . Um mundo no qual a inteligência virou motivo de chacota e só se valoriza o que se vê.
Gostaria que pensassem mais no que realmente somos: os medos mais bobos, as férias mais divertidas, as filosofias das tardes entediantes, os valores morais e, principalmente, a sabedoria.
Uma música diz que “viver é fácil com olhos fechados”, mas, ultimamente, os jovens precisam fechar os olhos e abrir a cabeça.
Liesel Starr

9 comentários:

Anônimo disse...

apaixonei total por TUDO que você escreveu. na minha sala ano passado fizeram isso,e não diria nada mais além do que vc escreveu aqui,e é relmente isso, fechar os olhos e abrir a cabeça.

J.P. disse...

Sad but true.

J.P. disse...

Ei, esse seu texto acabou de me dar uma idéia prum post.

Camille de Holanda disse...

A beleza não é o que pensam que é. Hm.

Anônimo disse...

Como diria meu querido professor de Literatura, a beleza está na cabeça de cada um. O que existe, é um padrão(ridiculo, diga-se de passagem) de beleza estabelecido pela sociedade. Eu, por exemplo, por ser magra, alta e não ser considerada "feia", vivo escutando que eu devia ser modelo, e não tenho a minima vontade de passar o resto da minha vida obedecendo ordens de gente que nem da minha familia é, e no final, ser descartada por estar "velha"

Anônimo disse...

Boa citação dos beatles, mas...
acho que se as pessoas com mais 10 são ''queridas e tem mais amigos'', isso é bom, pois não são solitárias e 'é impossível ser feliz sozinho'. Conheço muitas meninas e meninos feios que mesmo sendo fora dos padrões da juventude perfeita, são bem simpáticos e com muitos amigos. Mas todos sabemos que ninguém é obrigado a falar com todo mundo e que o interesse supera a curiosidade muitas vezes.

Anônimo disse...

Concordo com vc,muita das vezes as pessoas não enxergam o que realmente importa,que é nosso caráter!;D!

Bjus!

ddcomedy.blogspot.com

Cabeça disse...

uma coisa que chamou atenção em seu texto, vc diz que as garotas com mais notas 10 são as que tem mais amigos... ja pensou na possibilidade de alguns terem votado não apenas pela beleza da pessoa, mas tbm porque ela a agradava em outros quesitos tbm, como simpatia e afinidade? Penso que depois de algum tempo de convivência e quando se cria afinidade as pessoas ficam mais belas aos nossos olhos.

Mayara disse...

Realmente, concordo com isso, passei pelo mesmo ano passado, mas esse ano ta sendo bem diferente, acho que estou deixando os meus valores pra tras e isso vai me trazer novamente consequencias extremamente digamos estranhas, pq eu to cometendo o msm erro, com esse texto eu consegui entender a arte de ver a vida de outra forma :D